domingo, 21 de julho de 2013

Biscoito Amigo

Sempre gosto de comemorar o Dia do Amigo (20 de julho) e quando posso, faço questão de preparar um mimo para distribuir com as amigas. Este ano, além de termos comemorado de uma forma diferente, participando de uma Oficina de Risotos (a história dessa oficina vai ficar para um próximo post), resolvi inovar também nos mimos.
Então, após dar de cara com essas lindas canecas – na Etna – tive a ideia de recheá-las com alguma guloseima. Depois de muito matutar, resolvi fazer biscoitinhos.
A receita foi achada na net e adaptada por mim, pois queria que os biscoitos tivessem gostinho de canela e gengibre (embora o sabor desse último ingrediente tenha passado longe, não é Isabelle Bandeira?) e também acrescentei uma cobertura de chocolate. Batizei-os de Biscoito Amigo, e coloquei pequenas porções dentro das canecas, amarrados num saquinho plástico, e arrematados por uma linda tag.
 
 
 
Para quem quiser se arriscar na cozinha, aqui está a receita:

Biscoito Amigo

Ingredientes:

  • 300 g de amido de milho
  • 300 g de polvilho doce
  • 01 lata de leite condensado
  • 02 gemas
  • 120 g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
  • Canela em pó e gengibre em pó (à gosto)
  • Chocolate em barra para a cobertura
Modo de preparo:

Misture o leite condensado com as gemas e a manteiga; mexa bem e aos poucos adicione o amido e o polvilho doce; coloque a canela e o gengibre e vá misturando até formar uma massa firme que desgrude das mãos; se necessário, vá acrescentando amido de milho e polvilho doce, em partes iguais, até que a massa fique no ponto (desgrudando das mãos); deixe a massa descansar um pouco (uns 15 minutos é suficiente); depois espalhe a massa com a ajuda de um rolo e corte com cortadores de biscoito, ou, então, modele pequenas bolinhas com as mãos e achate-as com um garfo; coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc por 25 minutos (pode ser um pouquinho mais). Dica: desligue o forno quando a parte de baixo dos biscoitos começar a ficar dourada. Depois que os biscoitos esfriarem, derreta o chocolate em banho maria e mergulhe-os dentro, em seguida, deixe os biscoitos descansando em uma folha de papel manteiga e leve-os à geladeira por alguns minutos (só para o chocolate endurecer). E pronto! Agora pode embalar seus biscoitos do jeito que quiser!

Rendimento: 40 unidades aproximadamente

Beijos e Feliz Dia do Amigo!

Um comentário:

  1. Prima!!!! Vou fazer!!!
    Obrigada por compartilhar a receita.
    Parabéns pela criatividade, as canecas ficaram lindas!!

    Bjus

    ResponderExcluir