segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Matrioshkas

Kit composto de um diário de viagem e um bloco de anotações, revestidos com tecido e com fechamento de elástico.
O tecido (lindo!!!) é estampado com várias Matrioshkas, que vem a ser um brinquedo tradicional da Rússia, constituído por uma série de bonecas colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca).





A história da boneca tem mais de um século de existência. Já era símbolo tradicional da arte russa imperial, no início do século 20. A palavra Matrioska é um diminutivo de Matryona, nome feminino muito usado. Também tem origem no latim (mater), que significa mãe. Assim, a boneca simboliza a família.
Alguns russos contam que Matryona foi uma criança que os pais tentaram proteger das guerras, colocando ela num orfanato.
Outra lenda da Matrioska diz que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para casa, colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites, antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.
Fon
te: wikipedia

3 comentários:

  1. MUITO CHICK MINHA AMIGA!!!!!! ADORO VER SEU BLOG, TEM SEMPRE UMA HISTÓRIA.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia essa história da Matrioshka...

    Tenho uma (ou uma "família") que ganhei de uma amigo que esteve na Rússia. Elas enfeitam meu ateliê, e eu até fui conferir se a última tem bigode!
    (não tem, mas é minúscula e não é oca, rsrs)

    Beijos,
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post Bárbara! Criatividade e informação juntas! Te mandei um email.
    bjkas da Paty

    ResponderExcluir